Temas Livres

Datas importantes

30/01 a 05/04 - Período para envio dos resumos - PRORROGADO
Até 20/04 - Avaliação e divulgação dos temas selecionados


1. Normas para Envio de Trabalhos

• A submissão do Tema se dará através da área do inscrito, nesta fase não é necessário pagamento da inscrição, depois do aceite será dado um prazo para efetivação da mesma.

• Cada autor principal poderá inscrever no congresso no máximo cinco trabalhos. Não há limite para participação em trabalhos onde o mesmo não conste como autor principal.

• Só serão aceitos trabalhos enviados através do site do evento, submetidos até as 23h 59min do dia 30/03/18.

• No momento do preenchimento do formulário de submissão do tema, coloque sua preferência de apresentação: oral ou pôster.

• O envio do artigo completo em formato word, é obrigatório apenas para quem desejar concorrer às premiações e deve seguir as normas de formatação do item 4.

• Será fornecido um certificado para cada trabalho apresentado. Nele constará o título do trabalho e os respectivos autores, seguindo a ordem colocada no momento da submissão do resumo.

• O envio do artigo completo em formato word é obrigatório para os que desejarem concorrer a premiação.

• A Comissão Científica enviará email de aceitação, informando data e forma de apresentação, assim como alterações que se tornem necessárias no resumo e na data, hora e/ou local de apresentação.

• Os resumos a serem submetidos devem conter, no caso de aceite, o mesmo conteúdo que será apresentado no congresso (pôster ou tema livre).

• Os autores que não puderem comparecer deverão informar por escrito até 30 dias a retirada da inscrição. O resumo em que o primeiro autor não esteja presente para apresentação (tanto oral quanto pôster), cuja falta não tenha sido justificada, será considerada falta grave, a instituição onde a pesquisa foi realizada será informada, não sendo emitido certificado de apresentação.

• Interesses comerciais devem ser explicitados e declarados por todos os autores e coautores.

• Serão aceitos trabalhos redigidos em português e espanhol, obedecendo a ortografia vigente, empregando linguagem fácil e precisa.

• Todos os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados na Revista Brasileira de Queimaduras.

• A Comissão se reserva ao direito de recusar resumos segundo determinação dos avaliadores.

• Nos resumos de estudos envolvendo seres humanos deverá constar aprovação de Comitê de Ética e Pesquisa. No formato impresso pôster e apresentação do tema livre deverá constar o nº de protocolo de aprovação do Comitê de ética e Pesquisa.



2. Informações relevantes para os trabalhos completos

Para os casos em que os autores optem por “Concorrer a Prêmio” deverá ser encaminhado trabalho completo atentando para as seguintes orientações:

Relato de caso

Descrição de pacientes ou situações singulares, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O manuscrito deverá estar composto por uma Introdução breve que situa o leitor em relação à importância do assunto e apresenta os objetivos do relato do(s) caso(s) em questão, Relato do Caso no qual devem ser incluídas informações sobre o(os) caso(os) e Discussão, na qual são abordados os aspectos relevantes e comparados aos disponíveis na literatura. Resumo e Abstract também deverão ser apresentados.

O número de palavras deve ser inferior a 2000, excluindo-se referências bibliográficas (número máximo de 15), assim como tabelas ou quadros. Recomenda-se a inclusão de, no máximo, cinco ilustrações, para as quais os autores deverão ter autorização de publicação.

Pesquisa com seres humanos e animais
Os autores devem, na seção Método, informar nº de protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Na experimentação com animais, os autores devem seguir o CIOMS [Council for International Organization of Medical Sciences) Ethical Code for Animal Experimentation - WHO Chronicle 1985; 39(2):51-6] e os preceitos do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA (www.cobea.org.br). O Comitê Científico poderá recusar artigos que não cumpram rigorosamente os preceitos éticos da pesquisa, seja em humanos, seja em animais. Os autores devem identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas usadas, incluindo os nomes do princípio ativo, dosagens e formas de administração, evitando a referência de nomes comerciais ou de empresas.

Política para registro de ensaios clínicos - Todos os ensaios clínicos que envolvem intervenção em seres humanos e comparações de grupos devem ser registrados em sites internacionais de ensaios clínicos. Há vários sites validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), onde este registro pode ser efetuado, disponível no endereço: http://clinicaltrials.gov. O número de identificação deve ser registrado ao final do resumo.

Direitos autorais
Todos os resumos e artigos publicados  tornam-se propriedade permanente da Sociedade Brasileira de Queimaduras e não podem ser publicados sem o consentimento por escrito de seu presidente.
Obs: As citações e referências deverão seguir as orientações do sistema Vancouver.


3. Normas para Submissão do Resumo

Tamanho máximo de 2.500 caracteres, sem incluir título do trabalho, nome e informação dos autores.
- Autores: um autor principal citado primeiramente, sendo o mesmo apresentador do trabalho. Os demais autores; em número limite de oito, deverão ser citados em ordem de relevância.
- Instituição: Citar o(s) nome(s), cidade, estado e país onde o trabalho foi realizado; assim como titulações/vínculo institucional de cada autor do trabalho.
- Os resumos de Trabalhos Científicos deverão conter: Objetivo, Método, Resultado e Conclusão. Os resumos de Relatos de Caso deverão abordar: Objetivo, Relato do Caso e Conclusão.
- Não incluir tabela ou imagem no resumo.
- Se forem utilizadas abreviaturas, escreva a primeira vez por extenso, colocando a forma abreviada entre parênteses.
- Não submeter resumos (título, informações dos autores e resumo) em letra maiúscula.
- A estrutura do resumo não poderá conter referências bibliográficas.
- Os resumos encaminhados serão publicados sem editoração adicional, ou seja, exatamente na forma que foram encaminhados.


4. Normas para Submissão do Artigo Completo (Concorrer a Prêmios)

* Para concorrer a Prêmio os trabalhos devem ser originais, não serão aceitas revisões.

Todos os manuscritos completos, encaminhados para premiação deverão seguir as normas da Revista Brasileira de Queimaduras.
Independente do resultado da premiação, todos os trabalhos encaminhados na integra serão submetidos a apreciação de especialistas e os autores serão convidados a publicar os resultados do seu estudo na Revista Brasileira de Queimadura.


Primeira página - Identificação

Deve conter o título do trabalho de maneira concisa e descritiva (até 15 palavras), em português e inglês. – Logo abaixo do título deve constar nome completo dos autores, respectivas titulações e/ou vinculação institucional, bem como a instituição onde o trabalho foi elaborado. A seguir, deve ser informado o nome do autor correspondente, juntamente com endereço, telefone, fax e e-mail. Se o trabalho foi apresentado em congresso, devem ser mencionados o nome do congresso, local e data da apresentação. Devem ser declarados potenciais conflitos de interesse e fontes de financiamento.

Segunda página - Resumo e Abstract
O resumo deve ser estruturado em quatro seções: Objetivo, Método, Resultados e Conclusões. A elaboração deve permitir compreensão sem acesso ao texto. Da mesma forma, deve ser preparado o Abstract que represente uma versão literal do Resumo, seguindo a mesma estrutura: Purpose, Method, Results e Conclusions.
Também devem ser incluídos de 3 a 5 descritores (palavras chave), assim com a respectiva tradução (Key words). Esses descritores devem ser consultados nos endereços eletrônicos: decs.bvs.br que contém termos em português, espanhol ou inglês, ou www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.

Corpo do Artigo

O corpo do artigo de trabalhos originais deve ser subdividido em:
Introdução: Deve constar uma breve revisão da literatura relacionada, justificativa e objetivo de realização da pesquisa. Método: Informar sobre o delineamento do estudo (definir, se pertinente, se o estudo é randomizado, cego, prospectivo, etc.), os pacientes ou participantes (definir critérios de seleção, número de casos, características essenciais da amostra, etc.), as intervenções (descrever procedimentos e drogas utilizados), os critérios de mensuração do desfecho, aspectos éticos e análise estatística. Resultados: Os resultados devem ser apresentados clara e concisamente. Informar os principais dados, intervalos de confiança e significância estatística, quando pertinente. Tabelas e figuras devem ser usadas apenas quando necessárias para a efetiva compreensão dos dados. Discussão: deverá contemplar interpretação dos resultados e relacioná-los com conhecimentos existentes, cotejando-os com a literatura nacional e internacional. Devem ser salientados os aspectos novos e importantes do estudo, bem como suas implicações e limitações. Conclusões: Apresentar apenas aquelas apoiadas pelos dados do estudo e que estejam relacionadas aos objetivos, bem como sua aplicação prática, dando ênfase igual a achados positivos e negativos que tenham méritos científicos similares. Agradecimentos: Se desejados, devem ser apresentados ao final do texto, mencionando-se os nomes de participantes que contribuíram, intelectual ou tecnicamente, em alguma fase do trabalho, mas não preencheram os requisitos para autoria, bem como, às agências de fomento que subsidiaram as pesquisas que resultaram no artigo publicado.
Considerações especiais: Os relatos de caso devem apresentar as seções, Introdução, Relato do Caso e Discussão, além de Resumo, Abstract e Referências. O corpo do texto dos artigos de revisão e dos artigos especiais pode ser subdividido em seções livres, a critério dos autores.

Referências

As referências devem ser citadas quando de fato consultadas, em algarismos arábicos em forma de potenciação e numeradas por ordem de citação no texto, formato Vancouver. Devem ser citados todos os autores, quando até seis; acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de et al. O periódico deverá ter seu nome abreviado segundo o Medline. Obs.: Uma lista completa de exemplos de citações bibliográficas poderá ser encontrada na interne em www.icmje.org

Tabelas e Ilustrações

Devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto, conter um título e estar em páginas separadas, ordenadas após as Referências.
As tabelas não devem conter dados redundantes já citados no texto. As ilustrações devem estar acompanhadas de suas respectivas legendas. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.


5. Premiação

Os melhores trabalhos serão premiados, na solenidade de Encerramento, nas seguintes categorias:

1. Prêmio Nelson Piccolo – ao melhor trabalho médico;
2. Prêmio Elisabeth Greenfield - melhor trabalho na categoria enfermagem;
3. Prêmio Projeto Cris – melhor trabalho na temática prevenção, epidemiologia, reabilitação ou reintegração social;
4. Prêmio Roberto Chem – melhor trabalho apresentado por um membro ativo ou emérito da SBQ, com temática relacionada à cobertura temporária ou permanente das lesões causadas por queimaduras.


6. Disposições Gerais

Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão avaliadas e solucionadas pela Comissão Científica.

7. Modelos


Inscreva-se
Área do Inscrito
Temas Livres
Notícias Ver todas »
Edições Anteriores: 2016 | 2014 | 2012

Realização

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

Expositores

Apoio

Banco Oficial

Organização